Nossa

História

Banner nossa história
Banner nossa história

NOSSO FESTIVAL

O Planeta Atlântida é o maior festival de música do sul do país e ocorre desde 1996, na praia de Atlântida. Mais de 1,3 mil atrações nacionais e internacionais, de diferentes estilos, já passaram pelos palcos do evento, levando aos planetários mais de 800 horas de música. O festival é o evento mais aguardado do verão gaúcho e já reuniu mais de 2,2 milhões planetários em suas 26 edições.

#SóQuemVaiSente

Navegue pela timeline abaixo para saber mais sobre cada edição do Planeta.

Estrelha

1996

Efeito de estrela ao redor do ano

Tudo começou no ano de 1996 de forma grandiosa. A primeira edição da festa ocorreu nos dias 9 e 10 de fevereiro, como forma de festejar os 20 anos da Rádio Atlântida. Além da música, a estrutura teve áreas de esporte radical, como pistas de roller, kart indoor e paredão para montanhismo. No Palco Central, a banda Mamonas Assassinas foi a atração principal. Titãs, Fernanda Abreu, Rita Lee, Charly García e os gaúchos Maria do Relento e Papas da Língua, além da extinta Harmadilha também estavam no line-up. Menos de um mês depois do show dos Mamonas, em 2 de março, a trajetória de sucesso do quinteto foi interrompida. A aeronave em que o grupo paulista viajava chocou-se contra a Serra da Cantareira, em Guarulhos, matando os cinco integrantes. 

1997

Efeito de estrela ao redor do ano

A segunda edição do festival foi, na verdade, o único evento do tipo no país naquele ano e se concretizou como um evento tradicional no Rio Grande do Sul. A festa também foi dividida em duas datas, em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, e teve um line-up composto por nove artistas no Palco Central nos dois dias. Todos inéditos. Os gaúchos da Cidadão Quem, liderados por Duca Leindecker, já haviam emplacado a canção “Os Segundos” na trilha sonora da novela teen Malhação, da Rede Globo. Ícones da música nacional, Paralamas do Sucesso e Lulu Santos também estiveram no evento. Paula Toller liderou o Kid Abelha, com um micro vestido branco, tornando-se a musa do Planeta Atlântida naquele ano. O ano ainda teve a estreia do Skank, que se tornaria uma das bandas mais presentes da história do festival, e o argentino Fito Páez.

1998

Efeito de estrela ao redor do ano

Dois anos após a estreia no Rio Grande do Sul, o Planeta Atlântida ganhou uma versão em Santa Catarina. O line-up das festas, nos dois estados, em 1998, incluiu nomes como a baiana Daniela Mercury, a carioca Fernanda Abreu, os mineiros do Jota Quest e o rapper Gabriel, O Pensador. A estrela, porém, foi Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia. O show foi um dos últimos do carioca, que morreu por problemas respiratórios pouco mais de um mês depois, em 15 de março. Aos 55 anos, imenso, suado, embalou a plateia com sua soul music e hits como "Azul da Cor do Mar", "Gostava Tanto de Você" e "Não Quero Dinheiro", o ápice do espetáculo que levantou o público. Quem também surgiu nesta edição foi o cantor Netinho, que na época empilhava sucessos de verão como "Milla" e "Pra Te Ter Aqui", que entrou na trilha sonora da novela Corpo Dourado da Rede Globo. Rita Lee e Titãs, que já haviam se apresentado na primeira edição do festival, retornaram para novas apresentações.

1999

Efeito de estrela ao redor do ano

A quarta edição do festival teve como uma das principais atrações Ivete Sangalo, então na Banda Eva, e foi marcada pela união entre axé e rock n’ roll. A baiana estava prestes a deixar o conjunto e embarcar em uma carreira solo. Outro hit daquele verão era o conjunto Terra Samba. Embora com alguns anos de carreira, o grupo só estourou mesmo nas paradas de sucesso com as canções “Carrinho de Mão”, “Tá Tirando Onda”, “Deus é Brasileiro” e “Liberar Geral”. Ainda no clima carnavalesco, a Banda Beijo, liderada pela cantora Gilmelândia, subiu ao palco do festival levando os sucessos "Bate Lata" e "Peraê" para embalar os planetários no ritmo baiano. Paralelo ao axé, os gaúchos do Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem, os cariocas do Barão Vermelho e as bandas mineiras Skank, Pato Fu e Jota Quest representaram o gênero pop rock.

1996

1996

1997

1997

1998

1998

1999

1999
Aspas

Palavra de quem fez

foi muito legal

****

Máquina do

tempo

0
Dias
0
Horas
0
Minutos
0
Segundos